Header AD

i

Critica da Semana: A Rede Social

 Após acabar o namoro com sua namorada Erica (Mara), Mark Zuckerberg (Eisenberg) volta para seu quarto em uma das comunidades de Harvard, e, enquanto bebe algumas cervejas e escreve posts rancorosos sobre a ex em um blog, cria, com a ajuda de alguns amigos, entre ele Eduardo Saverin (Garfield), um site chamado FaceMesh, que compara fotos de várias alunas da faculdade. O site vira um hit na madrugada e derruba os servidores de Harvard. Zuckerberg é advertido pela faculdade.
Após a breve fama do site, os irmãos Winklevoss e seus sócio convidam Zuckerberg para ajudar em uma ideia para site chamado HarvardConnection. Zuckerberg aceita participar do projeto, e tempos depois, com ajuda do sócio e melhor amigo o brasileiro Saverin, lança o TheFacebook, uma rede social online parecida com a proposta dos Winklevoss, que viria a resultar em bilhões de doláres e dois processos judiciais, incluindo um de Saverin.
A Rede Social não é a dramatização da vida real, e sim adaptação de um livro escrito por Ben Merzrich. Feito a ressalva, o roteiro escrito por Aaron Sorkin é impecável. Diálogos urgentes e calculados, relações extremas e desenvolvidas, personagens distintos e bem definidos. Sorkin não escreveu um documentário, e sim uma história capaz de apresentar um contexto da criação do Facebook que engloba os diferentes aspectos da vida Zuckerberg e Saverin. É óbvio que em alguns momentos o script se preocupa em ser exagerado e super caracterizado, mas este é uma virtude do filme. Será que Zuckerberg é um vilão ou apenas mal entendido? Talvez não seja um antagonista, mas o filme apresenta vários traços de sua personalidade, desde sua notável inteligência à sua predisposição de ser um "babacão". Ao mesmo tempo vemos um Saverin mais racional, preocupado com a entrada Sean Parker (Timberlake) na empresa e se sentindo expulso das decisões. É uma história irônica. O fenômeno online do milênio é escrito por um jovem pouco socializável, de difícil diálogo. E a sua rede social é uma bomba-relógio prestes a explodir. Irônico? Muito. Além disso, você poderia imaginar seu melhor amigo o processando por bilhões de doláres?
Por último, o mix de dois fatores que selam o brilhantismo de A Rede Social: David Fincher e o elenco. Fincher comanda a narrativa de forma inteligente e nervosa, intercalando os processos judiciais com o processo criativo do Facebook, como se os depoimentos de Saverin e dos irmãos Winklevoss em suas ações judiciais servissem de narrativa para a história. Pode parecer apenas uma escolha estrutural, mas se mostra importantíssimo na percepção do público em relação aos personagens e sentimentos. Fincher conduz a obra sabendo que ele precisa levar os atores do céu ao inferno, transmitindo um clima em cenas onde poderíamos cortar a tensão entre Zuckerberg e Saverin com uma tesoura. É tudo milimétrico, até com a entrada do fanfarrão Sean Parker, responsável por grandes avanços na empresa e na destruição de uma amizade. Somado a tudo isso, temos a ótima trilha composta por Trent Reznor.
Jesse Eisenberg e Andrew Garfield estão impressionantes. Eisenberg caracteriza Zuckerberg de forma vulnerável, porém determinado e oportunista. É uma personalidade com inúmeras possibilidades, mas muito fraca para ser um herói, e muito peculiar para ser um vilão. Já Garfield é mais sutil e emotivo, que vai da empolgação do projeto à decepção estampada em seu rosto durante o processo judicial. Justin Timberlake também está ótimo como o odiável Sean Parker, além de Armie Hammer, que surpreende na pele dos irmãos Winklevoss.
Seria A Rede Social o melhor filme de David Fincher? Difícil cravar tal sentença conhecendo a obra do diretor, que possui Seven, Clube da Luta, Zodíaco e em menor escala, O Curioso Caso de Benjamim Button. Posso afirmar, porém, que é o seu trabalho mais maduro, e parte integrante de um seleto grupo de melhores filmes de 2010. Presença certa e forte no Oscar 2011.
Nota do Foose:10

A Rede Social (The Social Network, de David Fincher) – Drama
Elenco: Jesse Eisenberg, Rooney Mara, Bryan Barter, Dustin Fitzsimons, Joseph Mazzello, Patrick Mapel, Andrew Garfield, Toby Meuli, Alecia Svensen, Calvin Dean, Jami Owen, James Dastoli, Robert Dastoli, Scotty Crowe, Jayk Gallagher.
O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o nosso Blog e os outros internautas!
Critica da Semana: A Rede Social Critica da Semana: A Rede Social Reviewed by Foose on 13:51:00 Rating: 5

2 comentários

  1. Hummmm

    Seven e Clube da Luta são fantásticos.

    Este no mínimo merece ser visto. ótimo texto, meu caro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não achei fantástico assim como todos dizem, mas o filme tem seus méritos. E seu texto vai de encontro com todas as ideias do filme sim...acho que Fincher merece uma indicação pelo cuidado na direção, mas é certo que o Oscar de roteiro vai ocorrer.

    abraço, sumido

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top