Header AD

i

"Homem-Aranha: De Volta ao Lar" - Crítica da Semana


Desde “Homem Aranha 2” de Sam Raimi, filme que seguramente é um dos melhores exemplares de filmes de super-heróis, que o personagem perdera o seu caminho no cinema. “Homem Aranha 3” repete a mesma fórmula empregada nos longas anteriores de criar problemas pessoais para Peter pondo em xeque os seus ideais como Homem Aranha e recorre ao clichê da donzela (Mary Jane) em perigo, desta vez com uma quantidade absurda de vilões e com um Venon deslocado que nunca parece pertencer de fato ao filme. A reimaginação do personagem funciona em alguns momentos tendo seu melhor desempenho em “O Espetacular Homem Aranha 2 – A Ameaça de Electro”, mas não justifica o reboot nunca e conta com um Andrew Garfield que nunca consegue encarnar um Peter Parker que remeta à essência do personagem presente nos quadrinhos ou nas séries animadas. Porém esse não é o problema de “Homem Aranha – De Volta ao Lar”, que parte do personagem já apresentado em “Capitão América: Guerra Civil” e insere o Peter Parker de Tom Holland nesse universo cinematográfico da Marvel de maneira orgânica e crível, acertando em não levar para as telas a já conhecida origem do personagem, procurando construir as nuances de sua personalidade em outras circunstâncias e contextos.

Tendo início estabelecendo um dos melhores vilões do universo da Marvel até aqui, o Adrian Toomes de Michael Keaton conta com uma motivação e desenvolvimento muito bem resolvido, nunca soa maniqueísta, alternando momentos em que transparece ser um trabalhador comum que só quer sobreviver com aqueles em que demostra um leve ar de crueldade e ameaça quando demonstra não se importar com aqueles que dificultam os seus objetivos. Porém o mais incrível é que, mesmo com toda a sua competência, Keaton não rouba a cena e não se torna mais interessante que Tom Holland, que está muito a vontade como Peter Parker e interage à altura com Robert Downey Jr. interpretando Tony Stark pela enésima vez, aqui desempenhado uma função de mentor para Peter, e com Jon Favreau como Happy Hogan, que usa seus talentos de comediante nas cenas em que interage com Peter, além de desempenhar uma função importante no decorrer da trama. O tom que o diretor Jon Watts estabelece para o filme abraça o lado cômico e leve que o personagem sempre carregou nos quadrinhos e nas animações, contando com momentos engraçadíssimos que vão desde o traje altamente tecnológico do personagem, passando pela jovem tia May interpretada por Marisa Tomei até a inexperiência de Peter em ser um herói. Nesse sentido, “De Volta ao Lar” seguramente é um dos filmes mais engraçados da Marvel. O ambiente escolar em que Peter está inserido é crível e envolvente, com ótimos personagens coadjuvantes. É interessante perceber um Flash Tompson interpretado por Tony Revolori que não mais segue o estereótipo de garoto forte e valentão, mas que aqui é um garoto inteligente, um Ned vivido por Jacob Batalon como um grande amigo de Peter e alguém que de fato ajuda o personagem em diversos momentos chave. A Michelle de Zendaya rouba as cena em vários ótimos diálogos e timing cômico. A Liz de Laura Harrier, que se estabelece como um interesse amoroso de Peter tem carisma e beleza, desenvolvendo uma relacionamento que contribui para o arco dramático do personagem ao longo do filme. Também é interessante perceber como o grupo da escola de Peter representa um grupo étnico variado, algo que certamente condiz com a realidade de uma cidade como Nova York e que sempre é bom de se ver representado na tela ao mesmo tempo que o filme não chama a atenção para isso.


A fotografia do longa investe no uso de cores vivas, algo que faz parte do padrão dos filmes da Marvel, é muito acertada, porém o uso de CGI não deixa de ser exagerado em alguns momentos em que o personagem se movimenta no ar. A música de Michael Giacchino peca por não trazer um tema marcante para o personagem, sendo mais uma daquelas trilhas que comentam o que está na tela mas que não sobrevivem fora do filme, algo que para um filme de super-herói nunca é bom. Basta perceber como o filme consegue evocar a presença dos Vingadores quando toca alguns acordes da trilha marcante de Alan Silvestri, ou mesmo quando vemos a logo dos Studios Marvel ao som da trilha da clássica série de TV do personagem em um novo arranjo, algo que poderia ser melhor trabalhado por Giacchino durante o filme.

As sequências de ação novamente caem no vício do excesso de cortes, tornando-se frenéticas em alguns momentos, sem que isso diminua a percepção da sequência como um todo, mas diminuindo o potencial cinematográfico que uma sequência de ação bem dirigida pode ter, como a excepcional sequência do trem de “Homem Aranha 2”, que contou com toda a experiência e sensibilidade de Sam Raimi. Em “De Volta ao Lar”, Jon Watts ainda é um diretor iniciante em longas metragens de grande orçamento, e isso é perceptível principalmente nas sequências de ação.


À medida que o filme avança, aos poucos temos a formação moral do herói que conhecíamos de longa data, seja nos quadrinhos, nas séries animadas ou no cinema, sem precisar contar a mesma história de origem já conhecida e recontada várias vezes, sem nem mesmo falar em poderes e responsabilidades, mas com a coragem de reimaginar o personagem sem perder de vista em nenhum momento a sua essência, algo que só a Marvel, criadora do personagem, poderia fazer tão bem e com tamanha segurança.



Direção: Jon Watts

Elenco: Tom Holland, Michael Keaton, Laura Harrier, Marisa Tomei, Jon Favreau, Zendaya, Jacob Batalon, Donald Glover, Robert Downey Jr.

Roteiro: Erik Sommers, Chris McKenna, Jon Watts, Jonathan Goldstein, John Francis Daley, Christopher Ford

Fotografia: Salvatore Totino

Música: Michael Giacchino

Montagem: Dan Lebental, Debbie Berman



O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o www.setimaart.com e os outros internautas!
"Homem-Aranha: De Volta ao Lar" - Crítica da Semana "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" - Crítica da Semana Reviewed by Gustavo Jacondino on 14:54:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top