Baseado em fatos reais ocorrido em 2003, quando um alpinista (
James Franco) resolve escalar sozinho um Canyon de Utah, ao passar por uma estreita fenda, foi pego por um deslizamento de rochas, onde uma prendeu seu braço contra a parede do canyon, esmagando seu ante-braço e o deixando impossibilitado de sair. E ali Aron Ralston ficou por 5 dias e pouco, mais exatamente as "
127 horas" que dá título ao longa. A única saída para que ele sobreviva é amputar a parte inferior do seu braço direito.
O grande barato de
127 horas é que
Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário) não tentou transformar
Ralston num herói e nem fazer da história uma odisséia cinematográfica, e é isso o que faz deste um filme; humano, comovente, divertido e emocionante. A cada momento, a cada lembrança do passado de
Aron, a cada alucinação e tentativa de escapada o público vai se conectando aquele cara que poderia ser o cara legal que estudava com você e gostava de esportes.
Claro que tudo isso é graças à excelente interpretação de
James Franco (Homem-Aranha). Franco interpreta sem vaidades, com uma leveza, uma graça e uma verdade que nos faz gostar do cara, mesmo achando ele por vezes a pessoa mais idiota e ferrada do mundo, como ele mesmo por vezes comenta.
O fato de Aron não ser um gênio, de cometer erros que qualquer um de nós cometeria é que cria essa identidade e nos aproxima da agonia vivida por ele. E Franco tem o carisma necessário para criar a empatia e a torcida pelo bem do rapaz.
No geral, "
127 Horas" tem um roteiro bem construído, mesclando bem a história de Aron e seu momento de agonia sem ser exagerado. Mais uma vez, Boyle mostra que grandes filmes não precisam de grandes produções, e sim de grandes histórias e grandes personagens. É rápido e não é nada tão supreendente e bem previsivel, mas nada que o faça um filme ruim. Pelo contrário,
127 Horas pode não ser o melhor filme do mundo, mas é a história de um dos caras mais gente-fina que você irá conhecer.
Nota do Foose:9,5
2010 -Reino Unido,/EUA-93 min- Drama
Direção:Danny Boyle
Atores:James Franco, Lizzy Caplan, Treat Williams, Kate Burton.
O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o nosso Blog e os outros internautas!
Sou fã do diretor e de histórias reais. Esse eu quero muito assistir.
ResponderExcluir