Header AD

i

Crítica da Semana: As Crônicas de Nárnia- A Viagem do Peregrino da Alvorada.

Quem cresce, não pode voltar a Nárnia, o reino mágico cujas portas somente são abertas aos  que mantêm acesa a chama da fantasia. Os irmãos maiores Pedro e Susana, presentes nos dois primeiros filmes, já não podem voltar e “passaram a bola” para os caçulas Edmundo e Lúcia. São eles agora os responsáveis pelo terceiro episódio da cinessérie As Crônicas de Nárnia- A Viagem do Peregrino da Alvorada. Um terceiro e importante elemento será incorporado a esta nova aventura: o primo pentelho Eustáquio (o eficiente Will Pouter), que junto a Edmundo e Lúcia é levado para Nárnia por meio de um quadro na parede. Os três caem no reino mágico bem ao lado do barco do Príncipe Cáspian, que não consegue entender o motivo de tão inesperada visita: afinal, reina a paz em Nárnia e a presença dos reis Eduardo e Lúcia parece totalmente desnecessária. Parecia. Logo nossos aventureiros navegadores vão perceber que a tão sonhada Paz não é tão fácil assim de se manter, já que eles terão de percorrer os traiçoeiros caminhos de cinco misteriosas ilhas para encontrar as espadas encantadas dos sete Lordes de Telmar.

Este novo filme se baseia no terceiro livro de um total de sete da saga de C. S. Lewis, publicada pela primeira vez entre 1950 e 1956. Originalmente publicado em 1952, A Viagem do Peregrino da Alvorada se passa três anos depois do livro anterior, Príncipe Cáspian. Desta vez o diretor não é mais Andrew Adamson, como nos dois primeiros episódios, mas sim o premiado inglês Michael Apted, o mesmo de 007 - O Mundo Não é o Bastante, Nas Montanhas dos Gorilas e O Destino Mudou sua Vida, para citar alguns exemplos. Adamson assina agora como produtor. Novamente aqui se percebem os elementos da cultura católica-cristã que permeiam a obra de Lewis. São bem claras as questões da tentação, dos pecados capitais que assombram os protagonistas (como o Orgulho e a Ira de Edmundo, que quer ser Rei, e a Vaidade de Lúcia, que deseja ser tão bonita quando a irmã) e, principalmente, da forte presença de Aslam como um deus todo poderoso, onipresente e onisciente, senhor de um reino do qual não se poderá retornar, uma vez visitado. Felizmente, nada no filme é colocado de forma catequética.
Como aventura, A Viagem do Peregrino da Alvorada cumpre o que promete. A direção de Apted imprime um bom ritmo de ação, sem escorregar na tentação fácil de transformar o filme num videogame, ao mesmo tempo em que elabora com níveis satisfatórios de tensão e mistério os ingredientes mágicos e místicos indispensáveis ao gênero. Tudo temperado com o delicioso senso de humor irônico e sarcástico típico dos britânicos. Para os olhos mais atentos, algumas cenas podem parecer excessivamente digitais, mas nada que uma boa dose de fantasia não releve. A Viagem do Peregrino da Alvorada ainda resolve, com muita competência, o problema da “passagem de bastão” dos protagonistas. Explicando: como no próximo filme será Eustáquio o personagem a comandar a ação, e não mais Edmundo e Lúcia, o roteiro deste terceiro capítulo tinha a importante missão de apresentar aos fãs o nascimento deste novo “herói”, com carisma e credibilidade suficientes para que a saga pudesse continuar sem sobressaltos. E conseguiu. O arco dramático de Eustáquio é dos mais convincentes, e sua “transformação” ( literalmente) já o credencia a assumir a continuidade da franquia.

Uma curiosidade final: mesmo na era digital, a cenografia, digamos, “braçal”, ainda é insuperável. O belíssimo navio Peregrino da Alvorada, que dá título ao filme, foi efetivamente construído. Ele tem 43 metros de comprimento, pesa 125 toneladas e é desmontável em mais de 50 partes, para que pudesse ser utilizado tanto em locações como em estúdio. A Viagem do Peregrino da Alvorada, se consolida como o melhor da franquia e é ação e emoção na dose certa para toda familia.
Nota do Foose:10


AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA
(The Chronicles of Narnia: The Voyage of The Dawn Treader/EUA)

EUA-2010-195min.
Dirigido por: Michael Apted
Elenco: Ben Barnes, Eddie Izzard, Skandar Keynes, Georgie Henley, Peter Dinklage, Will Poulter, Bill Nighy.


O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o nosso Blog e os outros internautas!
Crítica da Semana: As Crônicas de Nárnia- A Viagem do Peregrino da Alvorada. Crítica da Semana: As Crônicas de Nárnia- A Viagem do Peregrino da Alvorada. Reviewed by Foose on 17:11:00 Rating: 5

3 comentários

  1. Pois é, ntive que trqabalhar e não deu pra ir até a cabine de Narnia. Vou ver o filme mais adiante, apesar que gostei muito do primeiro, mas já do segundo não achei muito legasl não.

    ResponderExcluir
  2. Vi o 1° e gostei, mas nao assisti ao 2°...mas o trailler do 3° me interessou muito!

    ResponderExcluir
  3. Oi Foose,

    Gostei muito do primeiro, resta assistir os outros dois. Obrigada pela dica

    Beijo meu

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top