Crítica da Semana: Atração Perigosa
Este é provavelmente um dos filmes mais intensos de 2010, ao lado de A Origem. É uma história interessante e envolvente, com personagens fortes e contrastantes. Tenso desde o primeiro minuto, o filme carrega uma carga emocional em cada fala, mesmo que seja um simples encontro romântico ou uma conversa de bar, fruto de um roteiro bem escrito que entende a função do público como espectador, pois enquanto os personagens lidam com a dúvida e o medo, nós estamos a par de toda a conectividade da trama.
Outra virtude do script é o background dado aos dois membros principais da gangue: enquanto Doug não se conforma que sua mãe foi embora quando era pequeno, Jem aprecia a vida perigosa, mesmo após passar nove anos na cadeia. Apesar de viverem basicamente como irmãos, a úncia que coisa que os liga é o trabalho pesado.
A direção de Ben Affleck é afiada, desenvolvendo o romance parelelo de forma sutil, sem que o mesmo embole a trama, que conta com três grandes sequências de assalto. O filme possui ótimas cenas de ação, incluindo uma perseguição de carros de tirar o fôlego, além de um climax final nervoso. A trama tem um desfecho previsível, embora seja bem encaixado.
O elenco sólido faz o "trabalho sujo", carregando o clima nervoso e emocional do filme. Destacaria os ótimos trabalhos de Jeremy Renner e Rebeca Hall, além do bom papel de Affleck, assim como Blake Lively, que se mostra muito mais versátil do que a patricinha que vive no seriado Gossip Girl. Jon Hamm é eficiente, assim como na sua ótima série Mad Men.
Agora voltemos a falar de Ben Affleck. Se retornássemos para o começo da década, poderíamos imaginar que Affleck seria uma das figuras mais respeitadas do cinema em 2010? Basta lembrar que há 8 anos ele era motivo de piada em Hollywood, colecionando fracassos e sendo malhado pela crítica. Hoje, o ator mostra uma evolução tremenda em seus trabalhos, e se tornou um direitor respeitadíssimo e de muito futuro. Uma bela volta por cima para alguém que sempre mostrou talento, mas demorou a utilizá-lo com inteligência e foco. Denso e nervoso, Atração Perigosa vai além da pipoca e é diversão na dose certa.
Nota do Foose: 10
Atração Perigosa (The Town, de Ben Affleck) – Crime/Drama/Policial
Elenco: Blake Lively, Ben Affleck, Jeremy Renner, Jon Hamm, Rebecca Hall, Pete Postlethwaite, Chris Cooper, Titus Welliver, Slaine, Ed O’Keefe, Brian Scannell, Mark Berglund, Michael Yebba, Jeff Martineau, Nicholas Cairis.
Post a Comment