Header AD

i

"Fragmentado" - Crítica da semana em Blu-Ray


Depois de emplacar os sucessos “O Sexto Sentido” e “Corpo Fechado”, M. Night Shyamalan começou ver sua carreira passar por uma fase incerta. Depois de comandar o eficiente “Sinais”, “A Vila” demonstrou, além de outras coisas, o quanto o é dependente  de contar uma história com alguma reviravolta na trama. Sendo capaz de construir discursos interessantes e abraçar a natureza tridimensional dos personagens que concebe, Shyamalan demonstrara pouco disso em “Fim dos Tempos” ou “A Dama na Água”, filmes que trazem discursos mal resolvidos e desenvolvidos de maneira de maneira pobre. Em “A Visita” foi possível vislumbrar um lampejo do Shyamalan de antigamente, criando tensão e envolvendo o expectador, mas numa trama mais problemática, calcada numa espécie de falso documentário que, pela sua fotografia trabalhada e enquadramentos bem compostos, trai a premissa do filme, de que tudo é filmada pela personagem do filme, que conta inclusive com cenas externas do céu e do horizonte não filmadas pela personagem.


O novo filme, "fragmentado", é aquele que chega mais perto das suas grandes obras, como  “Corpo Fechado”. Partindo do conceito do Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), em que um indivíduo pode desenvolver múltiplas personalidades devido a traumas sofridos, com a finalidade, muitas vezes, de proteger memórias, como mecanismo de defesa,  Shyamalan compõe um fascinante personagem que carrega em si 23 personas, totalmente distintas e com características e idades próprias, dando à James McAvoy liberdade de criar, baseado em estereótipos, todos os seus personagens. A Casey Cook, interpretada por Anya Taylor-Joy, do excelente “A  Bruxa”, conta com uma história pregressa contada por meio de flashbacks que, a medida que avançam, roubam a cena e fazem dela mais uma personagem fascinante da filmografia de Shyamalan, assumindo ela o principal arco dramático do filme, que conta com uma resolução que poderia soar fácil ou covarde por parte do cineasta, mas que na verdade é coerente e representa parte da construção lógica desenvolvida no filme. É interessante notar que, a medida que chegamos ao terceiro ato, o diretor extrapola o conceito das múltiplas personalidades, lembrando outro filme seu, referenciado no desfecho, relembrando um ponto alto de sua carreira e sendo este longa, desde já, uma grande realização pela percepção do cineasta de que o maior terror que é possível criar está em dramas reais, usando o realismo fantástico e sobrenatural como catarse para esses dramas.

SPOILERS - Leia somente se já assistiu o filme

Ao revelar através dos flashbacks que a menina vem sendo vítima de abuso por parte do tio, Shyamalan não se rende a mais um plot twist na sua carreira. Na verdade, soa mais como uma rima temática, pois Kevin também fora vítima de violência por parte de sua mãe, vindo a desenvolver as múltiplas personalidades como mecanismo de defesa. Essa informação, na verdade engrandece a personagem, que suporta a sua dor até o momento que, já modificada pelas experiências que vivera ao longo da trama, tem a possibilidade de tomar alguma atitude em relação à sua situação, e a cena no carro de polícia é ao mesmo tempo sutil e forte nesse aspecto, em que ela não fala uma palavra, mas a expressão da policial sugere um entendimento do que esta se passando e a trajetória da personagem ao longo do filme nos faz esperar que ela tome um atitude em relação aos abusos sofridos pelo tio. 

Em relação à cena que faz referência à “Corpo Fechado”, já percebemos um tom em “Fragmentado” que remete à este filme, tendo na transformação de Kevin na Fera uma homenagem ao universo dos super-heróis (notem como sua transformação remete a um Hulk), algo que é feito tão bem quanto em “Corpo Fechado”.





Direção: M. Night Shyamalan

Roteiro: M. Night Shyamalan

Fotografia: Mike Gioulakis

Música: West Dylan Thordson

Montagem: Luke Ciarrocchi

Elenco: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Haley Lu Richardson, Betty Buckley, Jessica Sula, Izzie Coffey, Brad William Henke, Sebastian Arcelus





O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o www.setimaart.com e os outros internautas!
"Fragmentado" - Crítica da semana em Blu-Ray "Fragmentado" - Crítica da semana em Blu-Ray Reviewed by Gustavo Jacondino on 13:59:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top