"Tropa de Elite 2- O inimigo agora é outro", Crítica da semana.
O impressionante sobre a continuação do polêmico Tropa de Elite é a evolução e maturidade mostradas no segundo capítulo. A decisão de envelhecer e trocar Nascimento de cargo (secretário de segurança pública) é acertada, não apenas para a trama, como para a construção do personagem junto ao público. O Capitão Nascimento de Tropa De Elite 2 é decidido, porém vulnerável. Ao mesmo tempo em que luta contra o sistema, possui uma vida social destruída, agora que é divorciado e tem relação distante com o filho. Ao mesmo tempo, bate de frentecom Fraga, deputado e defensor dos direitos humanos, o contraste da personalidade de Nascimento. Para pior, Fraga é o marido da ex-esposa de Nascimento. É o conflito pronto para estourar.
A história agora se concentra na segurança pública, no combate às milícias, comandadas por policiais corruptos e bancadas por políticos do mais alto escalão. Por esse ponto de vista, Tropa de Elite 2 é muito mais polêmico e provocador do que seu predecessor. O filme mostra aspectos da politicagem que atinge diferentes níveis de poder, mostrando que a luta do capitão Nascimento é muito maior do que ele imaginava combater.
É um conflito de poderes e corrupção que funciona na base da ação e reação, que se utiliza de comunidades pobres para enriquecimento ilícito, ao mesmo tempo em que faz campanha eleitoral de forma inescrupulosa e safada.A direção de José Padilha e firme e impecável. A estrutura narrativa continua a mesma, liderada pela constante sobre-voz do capitão Nascimento, explicando o desenvolver de sua história. As sequências de ação são menos frequentes, porém a história possui muito mais substância do que seu predecessor. Ainda assim, Padilha prepara muito bem as cenas de ação, sabendo alçar a presença do BOPE (a tropa de elite) à um pedestal que faz o público pular da cadeira, tamanho o clima frenético e nervoso do trabalho do esquadrão.
Com um elenco muito forte e competente, Tropa de Elite 2 é mais um show de Wagner Moura, que mostra um Nascimento forte, porém batido e vulnerável. É Moura quem carrega as emoções e a tensão do filme, mostrando que conhece o personagem como ninguém.
Nota do Foose:10
CURIOSIDADES:
Elenco: Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ribeiro, Pedro Van-Held, Maria Ribeiro, Sandro Rocha, MIlhem Cortaz, Tainá Muller, Seu Jorge, Adnré Mattos, Fabrício Boliveira, Jovem Cerebral.
O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o nosso Blog e os outros internaltas!
Ainda bem que esta de volta!Faz muita falta por aqui...
ResponderExcluirAdorei o tropa 2, assim como adorei o primeiro. Porém, nesse segundo, entramos na corporação policial, vendo os podres que de fato acontecem nos bastidores. Daí pensamos: do que resolve um batalhão digno e livre de corrupção, como o Bope, se o sistema está errado desde lá em cima?
ResponderExcluir