Header AD

i

"Até o Último Homem" - Crítica da semana em Blu-Ray

 

Um enquadramento específico é capaz de definir muito bem este mais novo trabalho do diretor Mel GibsonDesmond Doss, soldado que trabalha na ala médica do exército americano e se recusa em pegar em armas durante a Batalha de Okinawa, interpretado com muito comprometimento e competência por Andrew Garfield, está coberto em sangue é banhado em água, num frame composto pelo céu limpo e pleno ao fundo, simbolizando praticamente um batismo, que para Doss faz muito sentido, uma vez já tendo sofrido os impactos das relações violentas com o pai e com o irmão, tem na sua própria dor física e martírio a construção de sua redenção. Os símbolos religiosos se fazem presentes e muito bem explorados por Gibson, mas a maturidade do diretor aparece quando vemos que o personagem usa a religião como um meio de transcender sua própria realidade e amenizar os traumas causados pela relação conflituosa, apesar de respeitosa, com o pai, encarnado por Hugo Weaving com sua costumeira competência e intensidade.


As sequências de guerra são um espetáculo a parte, tamanho o grau de realismo e impacto que causa, aliado a um design de som espetacular, uma fotografia que retrata as batalhas em cores mais dessaturadas que as cenas contidas no primeiro ato e da já conhecida apreciação do diretor em filmar as consequências da violência em seus personagens. Também se destaca a maneira inteligente com que se procura estabelecer o antagonismo dos japoneses, sem tornar a sua presença tão maniqueísta quanto outros realizadores já fizeram, e sem estabelecer um heroísmo norte americano exagerado e exaltado. O verdadeiro herói desta história é justamente aquele personagem que não pega em armas, não provoca a morte, luta pela suas crenças e não hesita em salvar a vida mesmo daquele que é seu inimigo, sendo muito bem vindo o último plano do filme, que exalta essa personalidade próxima do céu em seu momento de redenção, seguida dos depoimentos do verdadeiro Desmond Doss.



Até o Último Homem” é um filme que se encaixa muito bem dentro da filmografia de Mel Gibson, que consegue explorar como ninguém o potencial do enredo, gerar o impacto que normalmente consegue evocar em seus filmes e refletir sobre sofrimento, redenção, dor e o papel da espiritualidade nisso tudo.



Direção: Mel Gibson

Elenco: Andrew Garfield , Hugo Weaving , Rachel Griffiths , Teresa Palmer , Luke Bracey , Nathaniel Buzolic , Luke Pegler , Ben Mingay , Michael Sheasby , Goran D. Kleut , Milo Gibson , Matt Nable , Robert Morgan , Richard Roxburgh , Sam Worthington , Vince Vaughn
Roteiro: Robert Schenkkan , Andrew Knight

Fotografia: Simon Duggan

Música: Rupert Gregson-Williams

Montagem: John Gilbert

Design de Produção: Barry Robison



O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o www.setimaart.com e os outros internautas!
"Até o Último Homem" - Crítica da semana em Blu-Ray "Até o Último Homem" - Crítica da semana em Blu-Ray Reviewed by CultComentário on 15:25:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top