Header AD

i

Um pouco sobre os melhores diretores do milênio...


Bom galera do Sétima Art... Sabemos que boa parte do sucesso de um filme se dá por conta dos atores, suas interpretações, carisma e beleza (pode ter certeza que um filme estrelado pelo Woody Allen rende menos que um estrelado por um Brad Pitt ou Tom Cruise da vida).
Mas, boa parte do sucesso de um filme (eu diria que a maior parte) se dá pelo trabalho de quem está por trás das câmeras (ou até na frente, quando se trata de Frank Miller!) no caso deste post, o diretor. Aqui, vou fazer vocês conhecerem um pouco mais dos meus diretores favoritos, e se Deus – e o Foose – permitir, estarei fazendo vários posts com este tema, mas contando sobre outros diretores que nos trazem belos momentos de emoção e descontração através de seus filmes, verdadeiras obras-primas da sétima arte.
Segue a minha listinha:

Steven Spierlberg – É impossível citarmos cinema/diretores não lembrarmos do velho barbudo. Acho que Spielberg deve ser o diretor de cinema mais conhecido do mundo, porque quando eu dizia que queria ser diretor de cinema, o povo falava “iiiih, vai ser o Spielberg brasileiro, é?” e por aí vai. Mas é sério, quando a gente cita cinema, não falam nenhum J.J. Abrams, Hithcock ou um Nolan da vida, eles falam Spielberg!
Bom, o bom velhinho nasceu na cidade de Cincinnati, mas morou grande parte da sua vida em Phoenix. Irmão mais velho de três irmãs, que quase sempre eram usadas como cobaias em seus filmes caseiros (tenso). Assim como a grande maioria dos cineastas, começou a filmar com uma câmera super-8 ainda na sua infância. Legal, né? De família judia (ah, cê vai dizer que achava que ele era norte-americano?), Spielberg sofria preconceito por intermédio de brincadeiras anti-semitas. Muitas delas pelos próprios vizinhos (Charlie Sheen e Chris Rock. Hehehe, brincadeira). Assim como outros talentos da área, Spielberg nunca foi um aluno aplicado (Ainda há esperança pra você também, cara!). Na época de entrar para a faculdade não conseguiu vaga no curso de cinema da Universidade da Califórnia. Terminou por cursar literatura inglesa em outra escola. Em 1969 faria o seu primeiro curta profissional, chamado Amblin. A história de um casal de jovens que se encontra no deserto de Mojave ganhou prêmios em festivais importantes, como o de Veneza. Por esse filme ganhou um contrato com a Universal, onde teria a oportunidade de dirigir o seu primeiro longa-metragem em 1971, Encurralado (1972). Produzido para a televisão, fez tanto sucesso que acabou por ser lançado nos cinemas; impulsionando a carreira do então diretor de 26 anos. Daí pra frente, um abraço, meu amigo! O cara disparou, tendo alguns fracassos de público ou crítica em alguns filmes( como Louca Escapada, Além da Eternidade) e sucesso absoluto em outros (como E.T. O extraterrestre e a série Indiana Jones). O fato é que o cara se deu de bem, e é uma fera mesmo, um gênio do cinema, que todo mundo adora!
Robert Rodriguez – Taí um carinha que admiro pacas. Conheci o trabalho dele em Pequenos Espiões (eu sei, não fale nada!), depois vi Sin City(me apaixonei) e aí, chega Machete! Pronto, o cara virou um dos meus favoritos e ponto final, mermão! Bom, o Rodriguinho (huehuehueheuhu... Só pros chegados...) nasceu em San Antonio, Texas, e estudou na Universidade do Texas em Austin. Seu interesse pela sétima arte começou aos 7 anos quando seu pai comprou seu primeiro videocassete , e lhe deu uma câmera. No colégio, foi contratado pra fotografar os jogos de basquete da escola, e arranjou problema por tentar fotografar a bola no ar com precisão cinematográfica, ao invés de fotografar as partidas e seus jogadores. Após graduar-se Rodriguez foi para a Faculdade de Comunicação na Universidade do Texas, onde também desenvolveu um amor pelos desenhos animados. Suas notas não eram boas o suficiente para entrar na escola de cinema, então ele inventou uma história em quadrinhos diária, intitulado Los Hooligans com muitos dos personagens baseados em seus irmãos - em particular, uma de suas irmãs, Maricarmen. A história em quadrinhos provou ser bem-sucedido, em funcionamento por três anos no jornal estudantil The Texan Daily, enquanto Rodríguez continuou a fazer curtas-metragens. Finalmente, no outono de 1990, a sua entrada em um concurso de cinema local lhe rendeu uma vaga na universidade de Cinema onde ele fez o premiado curta " Bedhead ". Mesmo nesta fase inicial, o estilo de Rodríguez começou a emergir: cortes rápidos, zooms intensos, e movimentos de câmera rápida e implantado com um senso de humor que compensa a ação. Daí pra frente, já viu. Sucesso.

Zack Snyder – Finalmente vamos falar deste carinha aqui que eu particularmente sou fã demais, amo o slow-motion que ele produz e sua fidelidade de suas adaptações, além do impacto que suas cenas produzem. Tudo muito legal e bacana. O Snyder nasceu em Green Bay, Wisconsin , e foi criado em Greenwich, Connecticut Estudou artes visuais na escola Heatherlies, localizada em Londres. A mãe de Snyder o inspirou a estudar pintura um ano após o ensino médio na Heatherley School of Fine Art , na Inglaterra, embora ele já tivesse começado a filmar. Depois disso, Snyder participou da Art Center College of Design em Pasadena, na Califórnia (onde sua turma de colegas incluía Michael Bay e Tarsem Singh ). Snyder ainda vive em Pasadena, com sua segunda esposa, a produtora Deborah Snyder, e tem seis filhos. Snyder começou a disparar, como diretor e como cineasta , em comerciais de televisão para os clientes, como o automobilístico empresas Audi , BMW , Subaru e Nissan , entre outros. Outros trabalhos comerciais tem sido para clientes como Nike, Reebok e Gatorade . Snyder fez sua estréia no cinema com o remake de Madrugada dos Mortos(2004), e teve um sucesso de bilheteria, com 300 (2007), baseado na HQ do Frank Miller, disparando logo depois com Watchmen, um de meus filmes favoritos, baseado na HQ de Alan Moore e Dave Gibbons, de mesmo nome. Em meio a tudo isso, em 2010 lançou A Lenda dos Guardiões, animação baseada na série de livros homônima. Em 2011, estréia seu novo filme que não é adaptação de nada (até que enfim, heim, Snyder?!) fruto de sua própria – e fértil – imaginação, que é o Sucker Punch, que pelos trailers divulgados, parece ser porreta. Em meio há muitos filmes que ele irá lançar agora em 2011, no ano de 2012 chega Superman – O Homem de Aço, dirigido pelo Snyder. Simplesmente, fenomenal!
Bom, galera, esta foi minha primeira lista. Próximo post tem Christopher Nolan, Quentin Tarantino e... José Padilha!
O que você acha destes diretores? Comente a nossa lista e crie a sua própria lista! Ajude o nosso Blog e os outros internautas!
Um pouco sobre os melhores diretores do milênio... Um pouco sobre os melhores diretores do milênio... Reviewed by Calebe Lopes on 15:28:00 Rating: 5

5 comentários

  1. eae mano! J.J. Abrams, Hithcock e Nolan são ÓTIMOS. Só que não são reconhecidos.
    J.J.Abrams se dá melhor como produtor, mas falar do Nolan... Ah, aí voce já tá chamando pra briga!
    [é brinks, calma]

    Não é reconhecido, mas é um dos melhores.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de sua pequena lista. Não sou grande fã do diretor de A Lista de Schindler, mas, não nego sua importância para o cinema.

    Na minha lista iria incluir Martin Scorsese e iria tirar Zack Snyder.

    No lugar de Rodrigues colocaria o mestre do sangue Tarantino.

    Porém, apreciei sua lista.kkkk

    ResponderExcluir
  3. O Tarantino estará numa das próximas listas, com certeza. O Scorcese não é muito minha praia. Mas, em homenagem ao Renato (heuheuehuh) postarei sobre ele também. Gabi, você tá certa em tudo, não são reconhecidos e o Nolan é um gênio, como disse no final do post, no próximo falarei sobre o "Nolinho" também. Rsrs
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Fala Calebe!

    Ótima lista de diretores... Mais(sempre tem um mais!), a minha seria um pouco maior!:-) Meu "Top 10" Seria assim:

    1 - Quentin Tarantino
    2 - Martin Scorsese
    3 - Guillermo Del Toro
    4 - Ridley Scott
    5 - David Fincher
    6- Steven Spielberg
    7 -Christopher Nolan
    8 -Zack Snyder
    9 -Alfonso Cuarón
    10 -Peter Jackson

    Parabéns... belo post!:-)

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Del Toro, Peter Jackson e o Ridley são boas escolhas! Valeu, Foose!

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top